Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Carteira de motorista alema

Este assunto tem consumido toda minha forca vital nos últimos dias.

Tudo comecou com o fim da minha permissao para dirigir com a CNH brasileira. Como moro numa cidade pequena preciso do carro pra fazer qualquer outra coisa que nao seja comprar comida e ir ao banco... Entao no comeco de setembro procurei uma auto escola e comecei o processo.

Primeiro  tenho que pagar uma taxa na prefeitura.

Depois ir numa ótica fazer um teste de visao - e pagar.

Fazer um curso chatíssimo durante um sabado todo de primeiro socorros - e pagar. 

E entao voltar na auto escola, pagar uma taxa da auto escola e uma do Landratsamt, entregar uma foto biométrica, a cópia da minha carteira de motorista brasileira e esperar os papéis voltarem do Landratsamt, para poder comecar a estudar para a prova teórica.

Aí comecaram as angustias.

Angustia 1.: Nao vou poder mais dirigir daqui há 10 dias

Angustia 2.: Minha carteira de motorista brasileira vence dia 10 de janeiro, será que vai dar tempo?

Angustia 3.: Vou pro Brasil dia 7 de janeiro, vou estar com minha carteira até lá?

E entao comecou uma longa espera de mais de tres semanas, pq a auto escola ainda entrou em férias neste meio tempo.

Entao comecou a angustia 4.: Quanto vai custar esta brincadeira? Pq eu to longe de ser rica ainda... O aparelho para estudar para a prova teórica custa cerca de 15 euros por semana.
Entao eu peguei o tal do aparelhinho por 15 dias. Só que eu achei que ia ser um pouco mais moleza dar conta das 946 perguntas pra prova categoria B. E ainda neste meio tempo rolou minha mudanca, que ocupou muito tempo desta minha cabeca distraída.

E entao eu peguei mais uma semana de aparelhinho pra estudar. E continuei sem muito tempo. E no dia da prova eu tava de tpm, cansada, caí no chao, cortei meu dedo, tive que fazer a prova 1h depois por causa de um ok do Landratsamt que a secretaria do TÜV esqueceu de pegar, quase perdi a hora pra pegar meu filho na creche, fiz a prova correndo e... nao passei. Por um ponto.

Entao la vai eu me sentir o ultimo dos seres humanos, ainda mais mal por gastar o dinheiro que eu nao tenho, estudar mais uma semana e esperar 14 dias pra fazer a prova de novo. E entao eu passei. Zero erros.

Entao fiquei feliz e contente, pensando beleza, eu já dirijo a cinco anos, a prática eu tiro de letra.
Que engano....

No Brasil eu passei de primeira nas provas para carro e moto, com 18 anos. Mas no Brasil as regras para a prova de auto escola sao muito mais simples que na Alemanha. Contando ainda que meu alemao de 8 meses que estou aqui nao é la o melhor do mundo ne? Poxa, no Brasil se eu bem le lembro na auto escola só se dirigia ate terceira marcha a 40km/h.

Aqui na Alemanha näo. Voce tem mil e uma regras para olhar nos espelhos antes de mudar de direcao. Pra dar seta pra mudar de pista. Transito de bicicletas. Rechts vor links. Dirigir de ré. Voltar numa quadra de ré. Estacionar, de ré, de ré pelo lado direito, de rá pelo lado esquerdo, pelo lado direito, pelo lado esquerdo. Dar partida em subida, prestar atencao nas mil e umas entradas proibidas para carro, dar seta só na saída da rótula, olhar para atras pelo lado esquerdo antes de sair do carro, assobiar e chupar cana.

Entao que fiz duas aulas e o instrutor faz questao de jogar na minha cara que eu sou uma merda dirigindo aqui, que eu nao tenho nenhuma chance de passar como estou dirigindo, que eu faco MUITOS erros, e bla bla bla.

Só tem um porém. Como eu ja tinha carteira, EU posso decidir quando quero fazer a prova. Claro que se nao passar pago muito caro por isso, uns 300 euros. E ele teima comigo que ELE é quem diz quando eu posso fazer a prova. Nesta de teimar eu to é preocupada pq o TÜV entra em férias pro Natal, e nesta de quem decide, o pedido pro termin pra prova tem que ser feito quinze dias antes, o que significa que se eu nao passar vou poder fazer só depois de voltar do Brasil, daqui uns 3 meses. Por isso eu queria tentar antes de eu ter só os ultimos 15 dias de tempo.
Que agonia...

4 comentários:

  1. Vi seu blog no blog da Bruna... E olha, muita indentificacao com esse seu post..
    1) eu nao tenho carteira de direcao... no Brasil nunca precisei..
    2) dai resolvi tirar aqui, porque aqui na Belgica eh mais simples - em teoria - do que eh no brasil... porque posso estudar por conta e nao preciso fazer curso nenhum, so passar nessa prova
    3) so que quem disse que eu estou no nivel de fazer a prova em Holandes? To nao! dai terei que pagar uma pessoa pra traduzir pra mim - isso eh permitido - e dai eu ja vi em uns foruns que os caras traduzem errado pra vc ter que fazer a prova de novo... FDP? sim ou com certeza?
    4) aqui pode dirigir com uma pessoa do lado - meu marido, no caso - que ja tenha carteira ha mais de 10 anos... Dai comecei minhas aulinhas... e... AHHHHHH!!! que droga! eh tudo maluco.. bicicletas, velhinhas... velhinhas andando de bicicleta!


    olhaaa.. to quase desistindo!

    E muita sorte pra voce!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que difícil, hein? Eu tirei carteira há um ano no Brasil e acho que dirigi umas três vezes depois disso, ainda morro de medo, acho tão difícil E CHATO!! haha eu achando difícil aqui, imagina se eu fosse tirar aí na Alemanha, que horror...

    boa sorte, espero que você decida logo e que passe de primeira! :)

    ResponderExcluir
  3. Ai tenho q fazer a carteira alema tb, a brasileira já venceu já tempos por aqui, mas é caro aff, tenho q me virar nos 30, mas como nao tenho filhos fica facinnn pra mim pegar o Zug, o Bahn q gosto, é tranquilo e pontual :)

    ResponderExcluir
  4. Dica: Volta para o maravilhoso Brasil. Vai? ;)

    ResponderExcluir