Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Só de pensar dá saudade

A cada dia está chegando mais perto do tempo de eu e meu filho mudarmos para a Alemanha, para começar nossa família junto com o pai dele e meu namorado. Quando começo a pensar na hora da partida, não tem como não dar aquele friozinho na barriga e aquele aperto no coração, que eu já senti muitas vezes antes. Pensar que enquanto eu estiver por lá o tempo estará passando por aqui e muita coisa não vou poder acompanhar, dos meus pais, de toda minha família, e do lugar onde nasci. Quando eu morava no Paraná não rolava tanto essa angústia, era só pegar a estrada que logo eu estava aqui quando quisesse. Estou me preparando psicologicamente não para os primeiros dias, quando ainda estarei absorvida pensando em organizar nossa rotina, buscar papeladas, curtindo nosso novo status de família. Mas para aqueles dias melancólicos que virão um pouco mais pra frente, cheios de saudade, de dias e pessoas frias, ainda mais com a tendência de romantizar o Brasil quando estou fora daqui, achando tudo mais bonito e brilhoso do que realmente é. Eu já tenho uma tendência a querer fugir das situações e pessoas que me magoam, e tenho que aprender a controlar meu gênio, e me ajudar para que as coisas não se tornem mais difíceis do que precisam ser. Independente de aqui ou na Alemanha, pra poder construir um relacionamento saudável vou precisar aprender a me entender e a aceitar as diferenças.
Sentimos muita falta do nosso amor, pai, e companheiro, que está lá nos esperando tão ou mais ansioso do que nós, ainda mais com os dias de frio e o inverno que vai dando as caras. Tenho certeza de que com muito amor, paciência e respeito tudo vai valer a pena. Apresento ao blog hoje os três mundos divididos entre duas pátrias... :-)

3 comentários:

  1. Oi! Acompanho o seu blog tem um tempinho e me identifiquei imediatamente com esse post pois estou passando pelo mesmo processo, terminando a monografia e preparando a papelada para ir para Alemanha finalmente viver com o meu noivo. Antes era ensaio agora vai ser pra valer...rsrs
    Só acho essa questão de papelada meio complicada e cara. Mas vale a pena...

    ResponderExcluir
  2. Fazendo um gancho com o seu comentário lá no blog e seu texto, posso dizer que, o primeiro ano na Alemanha eu nao fiz nada além de ir para o curso de alemão, conhecer lugares e pessoas. Claro, planejava e me preocupava com o futuro, mas resolvi que o primeiro ano seria meu. O ano que eu usaria para me adaptar, para respeitar o meu tempo e nao me cobrar tanto. A única cobrança que eu tinha era a de aprender alemao, fazer as atividades e a prova de certificado B2 naquele ano ainda. E só.
    E vc ainda com filho, acho que pode se dar a esse direito também. É óbvio que a gente pensa e se preocupa, mas também temos o dever de relaxar, afinal, é uma mudança muito grande, nao só de país, mas de vida.
    Vocês irao viver em família agora. E isso é o que é importante, né?
    Saudade todo mundo tem, mas vc vai ver como cada dia, mesmo os melancólicos, valerá a pena.
    Bjs e boa sorte na caminhada!

    ResponderExcluir
  3. Coragem Cá! Em todo lugar do mundo tem um grupinho muito especial de brasileiros para nos fazer sentir em casa! E você sempre pode contar conosco, aqui na blogosfera...

    Suas fotos são lindas!

    Bjs
    Ia

    ResponderExcluir