Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os luxos do Brasil versus os luxos europeus






Muitos dos países europeus são estigmatizados por serem considerados países de primeiro mundo, enquanto o Brasil ainda está em ascendência, em crescimento, um mero candidato a emergente. Estes juízos de valor passam a imagem de lugares onde as pessoas vivem muito melhor, o que acaba sendo associado ao luxo e a ostentação, muito comum na pequena parte da sociedade brasileira que “vive melhor que os outros”.
Mas o que o brasileiro imagina que seja viver bem na Europa, muitas vezes não coincide com a realidade do Europeu. Falando em linhas gerais, – evidentemente há exceções – viver bem na Europa é ter muitas responsabilidades sociais, das quais frequentemente, nem nos privilegiamos no Brasil. Viver na Europa para um cidadão de classe média não é viver com os mesmos valores de um cidadão do mesmo patamar Brasileiro. Se burocracia existe? Sim, existe e muita. Mas funciona. Se os europeus pagam muitos impostos? Pagam, pagam imposto pra tudo, aos montes. Os europeus médios – a grande maioria da população – não tem empregada doméstica, pintam suas próprias casas, montam seus móveis, levam seu lanche de casa mesmo quando adultos, não gastam quantias exorbitantes de dinheiro em roupas, calçados e acessórios de marca – afinal aqui não faz tanta diferença mesmo se voce estiver vestindo alguma grife ou não.
A Europa fora dos grandes centros exala uma simplicidade única. Os ricos, que são poucos, devido a melhor distribuição de renda – quem ganha mais, paga mais impostos e tributos – frequentam as mesmas escola dos não-tão-privilegiados.O sistema faz com que ricos e pobres participem dos mesmos direitos e deveres na saúde. Executivos vão ao trabalho de bicicleta, e  mulheres são incentivadas financeiramente a cuidar de seus filhos por conta própria.
Viver no primeiro mundo oferece muitas regalias, como por exemplo, não ter que conviver com ruas esburacadas, sem pavimentação; não conviver com a miséria extrema no dia-a-dia, com a famigeração; correr um risco altíssimo de não existir um cão sequer abandonado nas ruas da sua cidade; usufruir do conforto dos aquecedores e das janelas duplas, que além de aquecerem proprocionam um silêncio jamais sentido pela maioria de nós, brasileiros; participar de um mundo onde a ordem e o progresso são percebidos nas ações mais simples do dia-a-dia, como numa ida ao supermercado, ao posto de gasolina ou ao médico. É poder usufruir muito mais do tempo livre. É encontrar praças para as crianças sempre com a manutencão em dia; passeios para pedestres e um trânsito que oferece mais segurança. Coisas com as quais muitas vezes nem sonhamos mais, do outro lado do mundo são uma realidade palpável. Enquanto o que pensamos ser real, o luxo, a riqueza e a ostentação, estão longe do topo de principais juízes de valor.
E mesmo diante de um cenário tão encantador, tanto para quem mora quanto para quem visita, estes mesmos lugares enfrentam o frio, a falta de sol e de calor humano, já enfrentaram guerras e muita destruição, passam em muitas partes da zona do euro por uma crise desesperadora para muitos jovens que desejam construir um futuro, ter uma oportunidade de trabalho. Mesmo diante dos pós e contras, nós, brasileiros, ostentadores e famigerados, somos considerados os exóticos donos do poder de viver com alegria e satisfação. Somos proprietários de um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza – luxo inigualável, com muita alegria de viver espalhada em nossas falhas, na nossa pobreza. Artigo raro para um primeiro mundo que enfrenta os índices mais altos de suicídio, talvez por não terem a oportunidade de perceber que se nós, se estívessemos no lugar deles, pularíamos muito mais de alegria e faríamos carnavais e peladas de futebol melhores ainda.




Texto de minha autoria, para a publicacao do jornal Gazeta notícias de abril de 2013. É proibida a cópia e reproducao sem autorizacao. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. Adorei!! Bem que percebi que vc escreve bem e depois vi que vai para um jornal. Acho que gostaria muito de viver no luxo europeu. Por mais que me considerassem estrangeira para sempre(o que de certa forma, eu seria mesmo)eu gostraia de ter a oportunidade de morar na Europa. Principalmente na Alemanha, com está língua e bandeira tão lindas. Meu marido até implica pq gosto da língua, mas o que posso fazer? Amor simplismente acontece...:)

    Verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc mesmo disse, amor simplesmente acontece, e é real, mesmo sendo por um lugar! Voce tem alguma outra ligacao com a Alemanha? Abracos!

      Excluir
  2. Olá! Vi o comentário sobre a Alemanha. Tb adoro o país e a língua. Faço curso de alemão, mas ainda não falo fluentemente. Tem curso superior e cidadania italiana. Gostaria de saber sua opinião quanto a morar na Europa. Acha que tenho chances de ter uma vida digna? De conseguir um emprego que não seja lavar pratos ou servir mesas? Moro no Rio de Janeiro, a cidade "maravilhosa" mais cara do Brasil e mais cara que muitas grandes capitais estrangeiras. Acredito que quem sobrevive aqui no Rio de Janeiro, consegue viver em qualquer parte do mundo. Bjos

    ResponderExcluir