Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sobre maturidade

Um dos assuntos que está na minha mente nos últimos tempos é o amadurecimento.

De julho de 2009 pra cá minha vida passou por uma revolução gigantesca.

Imagine você que eu  tive que mudar todos os planos que tinha construído para a minha vida até então. Do dia para a noite, durante uma viagem ao exterior, por uma falha de comunicação por eu e meu namorado não conversarmos em nossas línguas maternas.

Desde lá até aqui, tenho tentado me adaptar às minhas novas condições, como mulher e principalmente como mãe. Mas a próxima será como expatriada. Estou retornando para a Alemanha.

Uma das mudanças que ocorreram na minha vida foram as minhas prioridades. Essa foi uma verdadeira revolução. Eu colocava minha profissão e minha liberdade acima de tudo. Juro. Pra mim, esses eram elementos sagrados. Por mais que eu amasse meu namorado e companheiro, eu sempre vinha em primeiro lugar e eu sempre era mais  importante. Meus planos incluíam primeiro a minha vontade e a minha carreira. Eu nunca abriria mão da profissão. Eu nunca antes pensei em ser dona de casa, e ser mãe era uma remotíssima possibilidade! Meu plano para os próximos 15 anos eram, crescer na minha carreira e ter meu próprio lar! O resto era secundário.

Mas... quando me vi grávida... De meu namorado há pouco tempo e ainda estrangeiro... minha cabecinha de 20 anos deu um nó! O desespero bateu a porta, é claro, estava longe da minha família e só pensava no que eu estava perdendo, meus sonhos, minhas possibilidades! Me senti perdida. E o pior: a gravidez me fez sentir mal com meu namorado. Não sei porque, comecei a sentir raiva e nojo dele! Talvez por "culpá-lo" pelo que nós fizemos juntos! Minha mente naquele momento não tinha capacidade suficiente para discernir bem a situação. Ainda eu tinha a possibilidade de abortar. Sim, e foi o que me incentivaram a fazer. Mas graças a Deus, apesar de ter errado uma vez (engravidando sem querer) não errei outra, cometendo um homicídio do meu próprio filho (sim, pra mim aborto é crime de morte). Decidi que não seria capaz de suportar uma monstruosidade dessas, que eu não conviveria bem comigo mesma de maneira nenhuma cometendo essa atrocidade. Então, com medo de errar uma terceira vez, decidi, a contra gosto do meu namorado, não casar com ele, e sim, voltar para o Brasil, pra ter nosso filho perto da minha família e terminar a faculdade, que estava na metade.

O custo emocional dessa decisão foi grande. Eu voltei pra cá com a cabeça "virada", e ele, sofreu muito por eu decidir voltar. A dor que eu fiz ele passar foi grande. Mas não queria fazer ele sofrer com a dor de estar com alguém que não tinha certeza do que queria.
Ficamos nove meses sem nos falar. Nos vimos depois de um ano e dez meses. E agora, com o amadurecimento que só o tempo e o distanciamento é capaz de trazer (e se Deus quiser com o diploma na mão - estou fazendo a monografia pra terminar o curso antes de ir) decidimos ficar juntos de vez. O amor não continua o mesmo. Ele aumentou. E está fortalecido por essa maravilhosa vida que ata nossos laços ainda mais fortemente.

Hoje, a maturidade que adquiri neste tempo, me deu a oportunidade de não me sentir frustrada, e sim de olhar nos olhos do homem que eu amo, desejar ser sua mulher, e agradecer a ele pelo melhor presente que ele me deu até hoje, a vida do nosso filho.

3 comentários:

  1. Ai Cá, quanto sofrimento. Mas é assim mesmo. Pensar em deixar tudo dá muito medo. Deixar os sonhos que se constrói nao é nada fácil.
    Ainda bem que vc se achou e ele soube esperar. Alemao é fiel e gente boa. Fica calma que tudo se ajeita.
    Vc é bem jovem e se vc quer uma dica porque conselho nao dou, quem faz isso é pai e mae, ahahahah.

    Qdo vc chegar insista com ele para falar contigo só em alemao. Vai fazer um curso e se vira para falar a lingua. Pega todos os teus documentos escolares e traz. Chega aqui, manda traduzir ou já traz traduzido por Brasil mas tudo registrado em cartório. E entra numa faculdade. No comeco vc vai ter aulas de alemao intensivo e depois vc vai ter aulas dentro da tua especialidade. Na tua idade nao perca tempo em achar que a lingua é difícil. Em 6 meses vc já estará falando alemao. Separe por dia ao menos 20 palavras novas de alemao para aprender, 20 por dia vezes 7 dias na semana, faca as contas de qtas palavras vc poderá aprender por dia...e vá estudar, faca uma profissao, na tua idade vc tem o mundo aos teus pés e tudo o que vc idealizou pra vc no Brasil, poderá ser realizado aqui na Alemanha. Aproveita a tua chance. Lembre-se: Estrelas mudam de lugar. Entao brilhe neste novo lugar e nao pense no lugar antigo. Aquele já deixou de brilhar.

    Um grande abraco (pena que a Bavária é longe daqui)

    ResponderExcluir
  2. corrigindo: Separe por dia ao menos 20 palavras novas de alemao para aprender, 20 por dia vezes 7 dias na semana, faca as contas de qtas palavras vc poderá aprender por SEMANA...

    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Oi Cá, mt obrigada pela visita e pelo comentário tao sincero, é desse jeito né? A gente fica doidinha com esses nossos bebês tao cheios de vontades (eu tbm tenho um menininho de 1 ano e 2 meses e ele reage igualzinho ao seu :-)

    Amei ler sobre tuas mudancas de prioridades, isso num momento da nossa vida, é extremamente necessário, e é assim, errando, que a gente aprende. Aliás, nem acho que vc errou em nada, vc tomou as decisoes acertadas no tempo certo. Era necessário. E vc foi ousada fazendo o que precisava fazer. Agora, vcs ganharam com isso. A faculdade é importantíssima ter sido concluida. O apoio da sua família no nascimento do bebezinho tbm. E as fortificacao do amor precisou passar por isso.
    Agora, é bola pra frente e como a Georgia falou, levar a sério o estudo do alemao.

    Um bj e volte sempre!

    ResponderExcluir